5 - Desenho de figuração e abstração. Bibliografia

 
Figuração/abstração

A expressão artística através do desenho como forma de exteriorizar e comunicar, atravessa toda a história do homem e em todas as culturas.
O fascínio que sentimos perante obras artísticas como um desenho rupestre, gótico, renascentista ou contemporâneo, faz-nos pensar acerca do que estará no cerne destas obras para provocarem tal efeito. Diz-se que só o homem possui este fascínio e capacidade de admiração perante os fenómenos e factos estéticos e que portanto os "persegue", procurando exprimir-se através da arte. É com a mão que fazemos os gestos de desenhar. Os instrumentos surgem como objectos que constituem o prologamento das mãos, materializando visualmente o pensamento.

O desenho como disciplina das artes plásticas, reveste-se de características diversas quanto ao tipo de linguagem utilizado. Quando o registo envolve a referência aos aspectos visíveis da realidade e se traduz em imagens com um grau de relação mais ou menos aproximada com o conhecido, está-se no campo da figuração. O que vemos nas imagens tem uma relação directa com o que conhecemos: pessoas, objectos, espaços, etc.

Quando pelo contrário, o desenho é constituído por machas, linhas, pontos e nada no conjunto apresenta nenhuma espécie de paralelo com o mundo visível, está-se no domínio do registo abstracto. O que aqui é veiculado é uma criação do domínio do intelecto, do raciocínio, eventualmente da emoção, mas é traduzido por uma conjugação de registos que não têm nenhum paralelo com o que conhecemos da realidade visível . 
Leonor Soares 2001-2003

Fig. 25 - Picasso. 1944
Fig. 26 - Paul Klee. 1937
Bibliografia
(para compreender melhor o desenho)








 GOMBRICH, E. - A imagem e o olho  - Ed. Alianza Forma.
 EDWARDS, B. - Aprender a Dibujar con el lado derecho del cerebro  - Ed.Blume.
 BETTY, C., SALE, T. - Drawing, A contemporary approach - HBJ.
 FRANKASTEL:, P. - Imagem, visão e imaginação.
 GOMBRICH, E. - Arte e ilusão  - Ed. Martins Fontes.
 ARNHEIM, R. - Arte e Percepção Visual , Ed. 70.
 BOULEAU, C. - La Geometrie Secrete des Peintres, Ed. Charpentes.
 HAYES, C. - Peindre et Dessiner . Elsevier.
 MASSIRONI, M. - Ver Pelo Desenho  - Ed. 70.
 DONDIS, D.A. - La Sintaxis de la Imagen  - Ed. Gustavo Gili.
 BERGER, J. - Modos de Ver  - Ed. 70.
 DORFLES, G. - Elogio da desarmonia  - Ed. 70.
 ITTEN, J. - Art de la color - Ed. Dessin y Tolra.
 KANDINSKY, W. - Ponto, linha e plano  - Ed. 70
 GREGORY, R. L. - A Psicologia da Visão (O olho e o cérebro)  - Ed. Inova.
 FUSCO, R. - História de arte contemporânea  - Ed. Presença.
 GOMBRICH, E. - A história da arte  - Ed. Guanabara.
 JANSON, H. W. - História da Arte - Fundação C. Gulbenkian.
 READ, H. - O significado da arte  - Ed. Ulisseia.
 SOUSA, R.  - Desenho, IV Volume, T.P.U. 19.

 (nota: alguns destes livros existem em diferentes edições e línguas/versões)

Fig. 27- Leonor Soares. 1991
Fig. 26 - Piranesi - Cárcere XI. Séc. XVIII

O desenho e as suas funções -  5.figuração e abstração. Bibliografia



 

escolas e universidades portuguesas com cursos artísticos

 
 
.
Materiais, instrumentos e técnicas Novo - 2003


4- Geometrias e sinaléticas
................